Principais Aplicações
Principais aplicações dos minérios São Judas

Tintas
Ao utilizar nossos minérios dentro de especificações granulométricas e de alvura, como carga mineral em tintas, além de atuar com extensor de DIÓXIDO DE TITÂNIO (TiO2) proporcionam excelente cobertura a úmido e a seco. Influenciam também no fosqueamento do produto final, aumentando a dureza do primer, a aderência a superfície, a durabilidade da tinta exposta às intempéries (proteção aos raios UV), além de regular a reologia e sedimentação, melhorando a tixotropia e lavabilidade do produto final.
Sabão e detergentes em pó
Quando utilizados como cargas em sabões e detergentes em pó, os minerais São Judas proporcionam alta retenção de umidade, melhor consistência e secagem da massa final, maior maciez e aspecto aos sabões e controle de peso do produto final. Além de não alterarem as características físicas e químicas dos produtos saponáceos, os produtos não modificam viscosidade do slurry e ajudam a limpeza, sem ficarem retidos nas fibras têxteis ou danificarem as roupas, pois não contém sílica livre.


Resinas Sintéticas e Polímeros
A adição dos nossos minerais aos polímeros (PVC e PP) utilizados em solados, eletrodutos, perfis, tubos, conexões e condutores, além de proporcionar a redução de custos e melhoria tecnológica de polímero, contribui em vários fatores, como:
Aumento da estabilidade dimensional, melhora do brilho e acabamento da superfície do produto final, aumento da resistência ao impacto e rigidez, melhora a dispersão, a resistividade dielétrica e a produtividade do processo.
No polipropileno são adicionadas cargas minerais predominando a forma de partícula lamelar (talcos), visando obter características de reforço ao polímero, aumentando assim a estabilidade dimensional, rigidez, além de reduzir os custos dos compostos.
São utilizados aditivos minerais com características de granulometria e a forma de partículas definidas com o propósito de obter melhoria em algumas propriedades, sempre com diminuição de custos e melhoria do produto final.
Rações
O calcário São Judas é utilizado como veículo para acertar composições e facilitar a homogeneização. O produto aumenta o peso, é agregador e mantem o ambiente de preservação dos nutrientes, pois não provoca alteração no produto final. E ainda não é toxico e nem perecível.
Em rações para animais de porte pequeno da linha doméstica, a dolomita e a calcita entram no processo para complementação do cálcio e magnésio, auxiliando assim a formação óssea e articulações.


Papel e Celulose
O talco São Judas é utilizado no pitch control, durante a fabricação da celulose, absorvendo o excesso de resina de pinus ou eucalipto. O talco dentro das especificações morfológicas adequadas, possibilita aglomerar as partículas de resina liberadas durante o desfibramento mecânico ou químico e impedir a aglomeração, evitando assim nódoas ou manchas no papel.
Massas plásticas


Fiberglass
Quando adicionados na mistura de resina poliéster, aditivos e solventes para obtenção de gel – primer, nossos minérios podem ofereceras seguintes vantagens: fácil dispersão na resina, facilita o lixamento para aplicação da tinta, melhora a textura, aumenta a tração, diminui a flexão, aumenta a rigidez e melhora a resistência.
Fertilizantes
Os fertilizantes são constituídos por uma mistura de seis a oito produtos, entre os quais produtos higroscópicos que tornam-se úmidos. Os produtos minerais de talco São Judas são adicionados a mistura como carga de enchimento para diminuir a umidade; atuar como agente anti-empedrante e como lubrificante do maquinário face do atrito. A utilização dos Produtos São Judas agrega valor nutricional ao fertilizante, pois sua composição possui altos teores de cálcio, magnésio e inclusive silício disponível. Fisicamente o produto entra para limpar todo o processo.


Cerâmicas
Os minérios de talco são utilizados nas massas cerâmicas para resistir ao choque térmico principalmente, contribuindo com a estabilidade dimensional das peças. Os calcários calcíticos e dolomíticos são utilizados nas massas cerâmicas como auxilio de formação dos eutéticos vidrados.
O diopsídio utilizado nas fritas cerâmicas engobes, conferem aos vidrados melhor acabamento face a inexistência de gases durante sua fusão; ajudando na cobertura e no brilho, contribuindo com a redução de zircônio.
Borrachas
Os minérios São Judas são utilizados como carga mineral, que além de reduzir custos, conferem diversas vantagens ao produto final, tais como: aumento do alongamento de ruptura; auxilia na calandragem proporcionando uma laminação mais uniforme; evita a formação de bolhas; ajuda no prensado; tem baixo coeficiente de atrito; ajuda na vulcanização; incrementa os valores de tensão de ruptura (TR) para compostos elastométricos.


Adesivos e vedantes
Os minérios industriais São Judas são utilizados em adesivos vedantes, face às propriedades reológicas que incorpora as formulações. Suas características físicas e morfológicas influenciam na absorção das resinas ou óleo, consistência do adesivo ou vedante, estabilidade, porosidade, flexibilidade, rigidez, densidade, reologia, densidade, resistência a seco e úmido e, na aplicação física.