Principais Aplicações

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Papel

O talco São Judas é utilizado no pitch control e durante a fabricação da pasta ou massa do papel. O talco, dentro das especificações morfológicas adequadas, possibilita aglomerar as partículas de resina liberadas durante a desfibragem mecânica ou química e impede a reaglomeração, evitando assim nódoas ou manchas no papel.

Os carbonatos lamelares Lamex constituem um produto mineral em forma de slurry desenvolvido pela Mineração São Judas para o uso no segmento de tintas, papel e correlatos, aproveitando a sinergia entre cargas minerais sintéticas e aditivos químicos de alta performance.

Vantagens do Lamex: alta concentração de sólidos na tinta coating (até 68%), viscosidade low e high shear baixas, ponto de imobilização alto, menor migração para papel base, menor marmorização, menor penetração de partículas nos poros de papel, em face de sua forma lamelar, maior retenção de água e ligantes a tinta (superfície), bom brilho de impressão, boa cobertura e opacidade, boa lisura, bom brilho de verniz, menor custo no mercado, menor resistência contra abrasão de tinta de impressão (devido à presença de talco lamelar), menor desgaste de telas (filler), menor desgaste de barras e lâminas de aplicação de tinta.

Os carbonatos utilizados no pré-coating e top coating são comercializados em forma de slurry, com porcentagem de sólidos superior a 70%, a fim de facilitar o fabrico das tintas e sua aplicação.

A utilização dos Carbonatos Lamex como filler na fabricação do papel em porcentagens de 10% a 22% da massa de celulose permite o controle da porosidade e absorção do papel e melhora a printabilidade, propiciando também redução do custo destes papéis.